SANTA PAULA FRASSINETTI
Nasce em Génova, Itália, a 3 de Março de 1809. A vivência familiar fortemente cristã é determinante para o seu desejo de entrega total a Deus.
Mulher do seu tempo, e sensível à realidade, cedo se apercebe do abandono em que vivem as crianças e as jovens, sem apoio para o seu crescimento humano e espiritual. A experiência vivida com o irmão mais velho, pároco em Quinto, no acompanhamento das crianças e das jovens, confirma-a na sua intuição de que a educação é caminho para o crescimento da pessoa, para dar voz e vez à mulher que ela acredita pode transformar a sociedade.
E é assim que amadurece a consciência de que a sua entrega total a Deus tem que ser, também, entrega aos irmãos. E a 12 de Agosto de 1834 funda a Congregação das Irmãs de Santa Doroteia que não tem outro fim senão “procurar sempre e em tudo a maior glória de Deus pelo maior serviço aos homens” (cf. Constituições 1).
Sua vida é determinada pela permanente escuta e realização da Vontade de Deus para a sua família religiosa e para a realidade onde estava inserida. A Vontade de Deus é, para ela, o seu Paraíso.
A 11 de Junho de 1882 entra verdadeiramente no Paraíso, a comunhão total com o Senhor da sua vida.
A 11 de Março de 1984 é canonizada pelo Papa João Paulo II.
Oração de Santa Paula Frassinetti
Santa Paula,
que viveste em plenitude o teu Batismo,
entregando-te inteiramente a Deus e aos irmãos, em Cristo, centro da tua vida,
faz que aprendamos de ti, simples, forte e serena,
a não ter no nosso agir outro desejo que não seja a Vontade de Deus,
para encontrar o justo sentido da vida e a fonte da verdadeira paz.
Amém.